PERDÃO NÃO PERCAM

Em Mateus 18, entre os versículos 23 e 35, Jesus conta a parábola de um servo que devendo dez mil talentos ao rei suplicando por clemência teve sua dívida perdoada. Porém este servo quando encontra um dos seus conservos que estava lhe devendo não perdoou sua dívida e o lançou na prisão, até que a dívida fosse paga.

Quando o rei toma conhecimento dessa situação questiona o servo: “Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você?”. E Irado, entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia.

A parábola surge quando Pedro questiona: “Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, e eu o perdoarei? Até sete vezes?” E o Senhor lhe disse: “Eu não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. E termina com Jesus dizendo: “Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.

Jesus começa e termina esta passagem falando sobre perdão, mostrando através da figura do rei como Ele perdoou nossas dívidas (pecados) e através da figura do servo nos mostra que devemos ter entendimento do perdão que recebemos e estender esse perdão aos nossos irmãos.

Creio que todos nós como seres humanos temos dificuldade de perdoar, mas buscamos ser imitadores de Cristo devemos levar em conta que o perdão é um dos traços mais marcantes do caráter de Jesus. Durante todo seu tempo aqui Jesus estendeu perdão não importando aquilo que o transgressor tinha feito. No momento mais difícil de sua vida Jesus não exitou em perdoar: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo!”.

A falta de perdão é algo que nos aprisiona. Na Bíblia, a palavra grega traduzida “perdão” significa “abrir mão, deixar ir embora” e essa deve ser nossa atitude. Ao meu ver existem três tipos de perdão que por não serem entendidos tem impedido muitas pessoas de viverem uma vida melhor: 1- “O perdão de Deus por você”, 2- “O perdão de você por você” e 3- “O perdão de você por alguém”.

1- O perdão de Deus por você. (VOCÊ FOI PERDOADO)

A cruz representa um ato de perdão radical de um Deus movido por amor. No qual, Jesus não só te deu a oportunidade da vida eterna como perdoou TODOS seus pecados, Ele se colocou no seu lugar e sofreu tudo aquilo que você deveria sofrer. A palavra diz que mais do que perdoar os seus pecados, Deus os esquece de forma permanente e que Ele está sempre pronto a te perdoar. (Isaías 53:5; Jeremias 31:34; Neemias 9:17).

2- O perdão de você por você. (SE PERDOA)

Uma das coisas mais difíceis é você se perdoar, mas se o próprio Deus já te perdoou, não tem motivos para você não se perdoar. Não importa o tamanho do seu erro, seu pecado não é maior que o amor de Jesus por você. Muitas vezes, você se preocupa em quão terrível foi o seu erro e a vergonha desse pecado tem te parado e não te deixa se perdoar, mas o amor de Jesus por você foi tão grande que Ele assumiu essa vergonha no seu lugar e agora você pode ser livre.

3- O perdão de você por alguém. (PERDOE)

Você pode ser como aquele servo injusto de Mateus 18 que recebendo seu perdão, não consegue perdoar o outro. Perdoar outra pessoa não é uma tarefa fácil para as pessoas, mas você deve lembrar do perdão que o Rei te deu e que você tem a ajuda do Espírito Santo para isso. A palavra é clara em dizer que só teremos nossas dívidas perdoadas se perdoamos nossos devedores, então quando você retém o perdão de alguém você está retendo de você mesmo e desvalorizando o sacrifício da cruz.

Portanto, se você não percebeu você foi perdoado, para se perdoar e para perdoar. Se você não entende o perdão de Deus, você não vai se perdoar e não vai conseguir perdoar. Receba perdão, seja perdão e perdoe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s