O JEJUM

O jejum é um ato de consagração a Deus em que nos abstemos parcialmente ou totalmente de alimentos e líquidos, com o objetivo de nos aprofundarmos em oração, na Palavra e em tempo de qualidade com Deus. O jejum é uma disciplina espiritual voluntária que traz benefícios físicos e espirituais, nos prepara e nos impulsiona a conhecer mais a Deus e a saber Sua vontade.

POR QUE JEJUAR?

Jejuar é uma das armas mais poderosas para alcançar um romper na sua vida, seja no corpo, na alma ou no espírito. Se existem aquelas “malas pesadas” que te impedem de correr mais rápido e te incomodam, experimente jejuar sobre elas! Com certeza você verá a diferença, pois o jejum traz liberdade ao nosso espírito, “solta as cordas da maldade, desfaz as ataduras da opressão, põe em liberdade os oprimidos e despedaça todo jugo.” (Isaías 58:6).

Jejuar também nos prepara para recebermos o discernimento e o conhecimento do mundo espiritual. Da mesma forma que nos liberta dos laços deste mundo, o fato de nos separarmos para Deus nos torna mais sensíveis ao Espírito Santo, e é nesse momento que os nossos sentidos são aguçados para a realidade espiritual ao nosso redor. Foi esse o processo pelo qual Daniel passou depois de seus 10 dias de jejum, e que você também pode experimentar. (Ao final do jejum, “Daniel tinha discernimento sobre todo tipo de visão e sonhos” – Daniel 1:17).

Nesse mesmo sentido, o próprio Jesus nos disse que certas castas de demônios só sairiam com jejum e oração (Mateus 17:21). Em outras palavras, o ato de jejuar e orar sob a direção do Espírito Santo nos leva à conquista de uma autoridade espiritual maior. Autoridade essa, que acontece no mundo espiritual e se reflete no mundo material através de curas, milagres, dons, visões e de inúmeras outras formas. Contudo, os benefícios do jejum não se restringem ao seu espírito. O nosso corpo também é afetado de maneira positiva enquanto estamos em jejum, e as melhorias em nossa saúde ficam mais evidentes com o passar do tempo.

Daniel e seus companheiros foram achados como os mais saudáveis do reino após um período de jejum de 10 dias (Daniel 1). Até os dias de hoje, são feitos estudos científicos que comprovam os benefícios físicos do jejum bíblico, como a redução do risco de doenças cardíacas, a desintoxicação do seu corpo, a melhoria nos hábitos alimentares e muitos outros.

Por fim, o jejum nos posiciona em um lugar de encontros sobrenaturais com Deus. Jesus nos diz para jejuarmos em secreto, em intimidade com o Pai, e Ele nos recompensará também no secreto (Mateus 6:16-18). Quando jejuamos buscando pela face de nosso Deus, Ele nos recompensa revelando-Se a nós em maior intimidade e relacionamento. Estes são alguns dos inúmeros benefícios que o jejum pode trazer à sua vida. A oração e o jejum são poderosos sim para alcançar o romper que você precisa. E ainda são poderosos para te lançar em um relacionamento profundo e íntimo com Deus. Aproveite este tempo!

JEJUM DE DANIEL

Baseado na experiência de Daniel (Daniel 1 e Daniel 10), esse jejum parcial demonstra um compromisso físico de disciplina e busca por um relacionamento de maior intimidade com Deus. Em Daniel 1, Daniel rejeita os banquetes do rei e pede para ser alimentado apenas com legumes e água por 10 dias. Ao final deste período, Daniel e seus companheiros estavam melhor nutridos que os demais, além de terem recebido dons específicos de Deus (“conhecimento e inteligência em toda a cultura e ciência”; “Daniel tinha discernimento sobre todo tipo de visão sonhos”- Daniel 1:17). Também por 21 dias Daniel evitou as comidas agradáveis e o vinho (Daniel 10:3) e, ao final, recebeu a visitação sobrenatural de um “homem vestido de linho” (Daniel 10:5) que lhe deu a visão dos últimos dias.

ALIMENTAÇÃO INDICADA

Verduras, legumes, frutas, cereais, produtos integrais, água de coco, chás e sucos naturais. Beba bastante líquido, especialmente água, e coma a cada 3 horas. Opte por alimentos mais calóricos, como açaí, abacate, água de coco, etc. Evite açúcar e dê preferência ao mel.

JEJUM DAS 7H ÀS 19H

O Jejum das 07h às 19h é um tipo de jejum parcial, em que todo tipo de alimentos ou bebidas (exceto água) devem ser evitados durante o período de 12hs. O tempo que seria gasto no preparo e durante as refeições é aplicado em oração e tempo de qualidade com Deus. “Então todos os filhos de Israel, e todo o povo, subiram, e vieram a Betel e choraram, e estiveram ali perante o Senhor, e jejuaram aquele dia até à tarde; e ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor”. (Juízes 20:26)

ALIMENTAÇÃO INDICADA

Beba bastante água durante o dia. À noite coma coisas bem leves (ex.: alimentos do jejum de Daniel e carne branca) e evite lacticínios, para não agredir seu sistema digestório. Dê preferência a comidas naturalmente calóricas.

JEJUM DE LÍQUIDOS

No Jejum de Líquidos evita-se todo o tipo de alimento. A sua dieta diária é baseada em sucos de frutas, vegetais, e vitaminas. A grande indicação deste jejum, assim como em todos os outros jejuns, é substituir o tempo que seria gasto em refeições e aplicá-lo a oração e tempo de intimidade com Deus. Quando jejuamos, nós nos aproximamos de Deus e tornamos o nosso espírito mais sensível à Sua voz e presença. Por isso, precisamos separar um tempo para que o nosso espírito possa absorver tudo o que nos for revelado neste tempo.

ALIMENTAÇÃO INDICADA

Tenha sempre uma garrafa com você. Beber água com limão, limão siciliano e pepino é ótimo para seu sistema – corte-os em fatias e deixe-os em 1L de água durante a noite e tome-os pela manhã, pela tarde e pela noite. Opte por frutas calóricas e utilize o mel como açúcar natural

JEJUM DE ÁGUA

Este jejum envolve uma preparação física e espiritual tanto no início quanto ao final do jejum. Para períodos superiores a 3 dias de Jejum de Água, procure um médico para ter auxílio de como preparar seu corpo para este período e como retomar sua rotina alimentar após o período. Durante o Jejum de Água, todos os alimentos e bebidas (exceto água) são evitados. Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito Santo e lá não comeu por 40 dias (Mateus 4:1,2). Neste tempo em jejum, Jesus foi preparado e enfrentou a tentação. Da mesma forma, o jejum de água nos prepara para andarmos alinhados com os céus, vivendo sob o sistema de valores de Deus, e não deste mundo.

ALIMENTAÇÃO INDICADA

Beba bastante água. Prepare-se bem antes e depois do jejum, com uma dieta vegetariana e de líquidos, antes de iniciar e depois de entregar o jejum de água.

RECOMENDAÇÕES

• Durante jejuns ficamos mais sensíveis a tudo. Por isso, atente-se bem ao conteúdo de TV, cinema e músicas, pois poderão lhe afetar mais.

• Crianças, adolescentes, idosos, gestantes e pessoas sob tratamento médico devem consultar seu médico antes de iniciarem seu jejum.

• O jejum é uma decisão pessoal.

• Em todos os tipos de jejum, esteja preparado para sentir leves desconfortos físicos, como dores de cabeça, tonturas e afins. Não se preocupe, seu corpo está passando por um processo natural de desintoxicação. Durante o jejum, beba bastante água, a todo tempo.

AUTOR: HENRIQUE KRIGNER

Indicação de Livro: O PODER SECRETO DA ORAÇÃO E DO JEJUM – Mahesh Chavda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s