Você realmente ama Jesus?

Essa é uma questão que talvez te ofenda, mas a verdade é que você pode fazer coisas para Jesus, seguir suas palavras, andar ao seu lado e ainda não amá-lo de verdade.

No capítulo 21 do livro de João, Jesus pergunta duas vezes a Pedro “tu me amas?” e por duas vezes Pedro responde “tu sabes que te amo”.

Jesus perguntava se Pedro o amava com o amor Agapao, ou seja:

“Pedro, tu me amas com um amor incondicional, sacrificial, comprometido?”

Pedro responde a Jesus que o ama com o amor Phileo, ou seja:

“Senhor eu te amo com um amor de amigo, gosto de você, te amo como um pai!”

Na terceira vezes, Jesus surpreende a Pedro e pergunta “Pedro, tu me Phileo?”, Jesus nesse momento demonstra aceitação ao amor limitado de seu discípulo.

Pedro responde: “Senhor, tu sabes que eu te Phileo!”. Pedro acaba de admitir que necessita da graça para ter o amor Agapao.

Não tenho dúvidas que Pedro amava Jesus. Porém era preciso que Jesus mostrasse a Pedro que seu amor ainda não era suficiente, para o homem que ele deveria ser.

Jesus não queria humilhar ou desdenhar do amor de Pedro, mas queria levar seu discípulo a repensar suas palavras e suas atitudes. Mostrando que ninguém pode ser fiel sem a ajuda e a graça de Deus.

Indo ainda mais profundo, Jesus da a Pedro um comissionamento: Cuida, Pastoreia e Apascenta minhas ovelhas.

Parece um bom chamado e uma chance de viver, após Pedro negar Jesus por três vezes. A verdade é que Jesus estava dando uma chance para Pedro morrer por Ele.

Para cada negação, Ele faz três perguntas de restauração. Para cada resposta de negação, Ele da três respostas de comissionamento e identidade.

Após isso, Jesus prediz a morte de Pedro. Declarando agora sim você está pronto para morrer por mim.

“Em verdade, em verdade Eu te afirmo: quando eras mais jovem, tu te vestias a ti mesmo e ias para onde desejavas; mas quando chegares à velhice, estenderás as mãos e outra pessoa te vestirá e te conduzirá para onde tu não queres ir.”Isso falou Jesus, significando o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus.” Joao 21: 18-19

Se você não sabe, os relatos da morte de Pedro é:

“Hegessipo diz que Nero procurava fatos contra Pedro para condená-lo à morte. Quando o povo percebeu isso, rogaram a Pedro, com muita insistência, para que ele fugisse da cidade. Pedro no fim foi persuadido pelos importunos pedidos e preparou-se para a fuga. Porém, ao chegar ao portão da cidade, viu o Senhor Jesus Cristo vindo ao seu encontro, a quem Pedro, adorando, disse: — Senhor, para onde vais tu? — Ao que Ele respondeu dizendo: — Estou voltando para ser crucificado. — Assim Pedro, percebendo que com essas palavras o Senhor se referia ao martírio do qual ele estava fugindo, voltou para a cidade. Jerônimo diz que ele foi crucificado, com a cabeça para baixo e os pés para o alto a pedido dele mesmo porque era — disse ele — indigno de ser crucificado do mesmo modo e jeito como o fora o Senhor.” (John Foxe, O Livro dos Mártires, p. 21, 22).

Pedro foi tentado a fugir e novamente negar a Jesus. Mas volta para Jerusalém e tem uma morte que glorifica a Deus. Que nos instiga a viver um evangelho sem atalhos e com um amor incondicional até a morte.

Lições:

O primeiro passo é reconhecer sua carência e necessidade da graça.

Não importa o tamanho das nossas limitações, Ele sempre nos aceita.

Nunca é tarde para voltar atrás e cumprir seu propósito.

Pergunta:

Como você ama a Jesus?

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Naila disse:

    Que possamos sentir esse amor Agapao, que possamos clamar e declarar ele todos os momentos e que possamos reconhecer que precisamos da graça e da ajuda de Deus.
    Lindo texto incrível edificou muito minha vida, que Deus os abençoe

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s